Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

BPMN – Business Process Model and Notation

  • Por Kelly Menezes Crespi e Karla Yasmin Moreschi Nunes
  • 24/02/2022
  • 436 Visualizações

Olá, Galera!

Hoje iremos falar um pouco sobre BPMN (Business Process Model and Notation), mas primeiro:

O que é BPMN?

No passado as empresas costumavam ter os seus processos gravados apenas na memória de seus funcionários, o que constantemente gerava erros no meio dos precessos, pois eventualmente pessoas podem ser desligadas de suas empresas e se outra pessoa que não estivesse a par do procedimento tentasse colocá-lo em prática não saberia bem como fazê-lo.

Infelizmente devido a correria do dia a dia isso ainda acontece, mas devemos entender que detalhar e descrever processos pode garantir a organização e a continuidade dos negócios.

Grande parte das empresas aderiram ao PBMN para registrar seus procedimentos, sendo dos mais simples ao mais complexos. Assim, qualquer pessoa que tenha acesso à tal informação poderá ler e compreender o processo para executá-lo da melhor forma possível, garantindo assim, uma taxa de acerto bem mais elevada do que a transferência de conhecimento “boca a boca”.

De que forma está dividida a notação BPMN?

A notação BPMN se divide em 3 tipos de elementos básicos: eventos, atividades e gateways (portões). A seguir veremos um pouco sobre cada um deles.

Eventos: Os eventos representam as coisas que acontecem de imediato nos processos, como Início e Término, mas também podem aparecer no meio do processo, como um Evento Intermediário. Abaixo você pode ver como são representados:

Atividades: Representam partes do processo que tenham algum tempo de duração, temos duas formas de atividades, as tasks (tarefas) e os sub-processos. Como podemos observar abaixo:

Gateways (portões): Um gateway é o que controla o fluxo de um processo, pode ser posicionado onde há mais de uma opção de caminho a ser seguida ou que depende do resultado de uma atividade. Temos 4 principais tipos de gateways, são eles:

Se interessou e quer saber mais sobre a notação BPMN?
Tem muito mais conteúdo! Então segue o blog da CrespiDB e acompanhe os próximos.

Até breve!

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?