Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

Charticulator – Criando seus próprios visuais para o Power BI

  • Por Paula Ferreira e Luciano Gambato
  • 10/12/2021
  • 405 Visualizações

Olá, pessoal!

Hoje vamos conhecer uma ferramenta presente no Microsoft Power BI que nos permite criar visuais personalizados de acordo com nossa necessidade. O Charticulator é um projeto desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Microsoft Research, no qual nos permite, através de elementos gráficos primitivos (retângulo, linha, texto) chamados Mark, construir visuais específicos para uma análise no Power BI.

Esta ferramenta pode ser utilizada de duas formas:

  1. através do navegador, acessando o site do projeto (https://charticulator.com).
  2. Através do Power BI Desktop, adicionando este visual através da galeria de visuais. Caso você acesse a ferramenta pelo Power BI Desktop, a única diferença entre a interface do site será a localização dos painéis de desenvolvimento, que estarão no lado direito da área de trabalho (demo)

Os visuais criados no Charticulator podem ser exportados e compartilhados com outros usuários do Power BI para que utilizem em seus projetos. Um exemplo de visual que pode ser desenvolvido através dessa ferramenta é o gráfico Dumbell, onde podemos comparar a disparidade da renda entre homens e mulheres, por cidade.

Outra análise que pode ser realizada com este mesmo gráfico trata-se da comparação da performance de vendas por unidade realizadas em 2 anos.

[Power BI] Crie Seus Próprios Gráficos no Power BI (Charticulator) – YouTube

Para utilizar esta ferramenta, primeiramente é necessário escolher a base de dados que será utilizada para esta análise. Após realizada a importação da base de dados, é necessário definir quais serão os campos necessários para a análise e, então, será possível iniciar a construção do novo visual.

Todo e qualquer elemento deve ser inserido no painel “Glyph” e redimensionado/configurado conforme necessidade. A área de trabalho (demo) mostra o resultado das alterações realizadas, ou seja, como seu visual está naquele momento.

Após concluída a construção do visual, se feito através da web, você poderá exportá-lo como uma imagem (.png, .jpeg, .svg), HTML ou visual (.pbiviz) e importá-lo em seu projeto do Power BI. Se o visual for construído diretamente no Power BI, é necessário apenas selecionar a opção “Back to report” e posicionar o visual no local que desejar. Os filtros aplicados no relatório também funcionarão para este novo visual.

Causes of Mortality over Time | Charticulator

Alguns visuais já criados por outros usuários estão disponíveis para utilização no site do projeto. Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre a ferramenta, não hesite em nos contatar.

Até breve!