Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

Data Warehouse, Modern Data Warehouse, Data Lake e Lakehouse

  • Por Luciano Gambato e Paula Ferreira
  • 17/05/2021
  • 434 Visualizações

Hoje vamos comentar um pouco sobre as principais arquiteturas que são utilizadas amplamente no mercado para armazenamento e análise de dados.

DW (Data Warehouse)

Quando falamos de um banco de dados Data Warehouse (DW), geralmente podemos imaginar um banco com tamanho entre GB e TB, que é armazenado em um único local. Esse banco pode ser dividido em Data Marts e centraliza as informações de todo o negócio, unindo diferentes fontes de dados.

O DW é construído com tabelas Dimension e Fact, que armazenam as informações descritivas e quantitativas do negócio.

Esses dados são extraídos das fontes utilizando processos de ETL (extração, transformação e carga), e geralmente atualizados em batch, que ocorrem uma vez ao dia ou em alguns casos, com períodos menores, a cada uma hora ou 15 minutos, por exemplo.

MDW (Modern Data Warehouse)

O Modern Data Warehouse (MDW) surgiu com a ideia de melhorar a estrutura de DW convencional para comportar o aumento da demanda. Os bancos MDW possuem a estrutura Massively Parallel Processing (MPP), onde o processamento é divido entre diferentes nós.

Com ele, é possível escalar o processamento e o armazenamento. Como no DW, aqui os dados também são atualizados e incrementados no formato batch.

Essa estrutura de banco de dados pode ser contratada nos principais provedores de nuvem do mercado que oferecem PaaS, onde o processamento e armazenamento é adquirido conforme a demanda, para exemplificar, podemos citar o Dedicated SQL Pool do Azure.

DL (Data Lake)

Podemos definir o Data Lake como um disco que não possui limite tamanho. Ele é utilizado para centralizar as diferentes fontes e tipos de dados. Os dados são extraídos de diversas fontes ou salvos diretamente no Data Lake através de microsserviços, dispositivos de IoT etc.

Quando falamos de Data Lake, utilizamos o conceito de ELT (extração, carga e transformação), significa que os dados são primeiro extraídos na forma original, salvos no Data Lake, para posteriormente fazer as análises.

LH (Lakehouse)

O Lakehouse consegue unir as melhores características do DW e do Data Lake. Ele é construído com a utilização de um Storage Layer que roda em cima de Data Lake. O conceito surgiu após o adevento das ferramentas Delta Lake, Apache Iceberg e Apache Hudi, que são utilizadas nesse processo de construção do Storage Layer.

Com essas ferramentas, é possível aplicar controles de transação (ACID), Time Travel (possibilidade de voltar no tempo, considerando uma tabela do Data Lake), Structured Streaming, Schema Evolution, entre outros.

Não podemos esquecer de mencionar o Apache Spark, que é uma das ferramentas disponíveis no mercado, utilizada para construção do Lakehouse. O Apache Spark, é utilizado para processar e armazenar os dados no Lakehouse para que eles possam ser posteriormente consumidos pelos usuários e ferramentas de visualização.

Até o próximo post! 😊

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?