Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

Módulos de PowerShell para Linux

  • Por Rodrigo Crespi
  • 23/10/2020
  • 424 Visualizações

Neste post iremos detalhar como executar algumas tarefas do Linux com SQL Server.

O Bash é tradicionalmente a ferramenta padrão, mas com o PowerShell podemos utilizar o melhor de cada linguagem, pois elas se integram assim como acontece com o PowerShell e o prompt do Windows. Além disso, para um ambiente heterogêneo podemos automatizar o máximo de ambientes incluindo nuvens híbridas.

Ainda para facilitar a vida dos administradores de ambientes Linux, no quesito adicionar/remover usuários, há um módulo pronto chamado LinuxPowershellTools.

Install-Module -Name LinuxPowershellTools 

São poucos comandos nesse módulo e como ele não está aberto para colaboração no GitHub nos resta aguardar pela evolução do mesmo.

Mesmo assim, ele já auxilia para algumas missões que exigiriam mais trabalho com o PowerShell ou até mesmo com o Bash. Por exemplo, em uma auditoria de usuários. 

Outro questionamento comum é que o Powershell 7 até o momento não possui um comando para elevar permissões, igual ao sudo.

Acompanhe https://github.com/PowerShell/PowerShell/issues/3232 
Estamos chegando lá! 🙂

No entanto, já da para contornar a situação no PowerShell 7 utilizando o parâmetro -c que executará o comando com a permissão anterior.

Outro recurso bacana, é uma estação de trabalho (Windows/MacOS/Linux) para consultar logs ou dados de análise através do out-gridview.
Veja o exemplo abaixo: em uma estação MacOS posso consultar o histórico de execuções do agent do SQL Server que está em um servidor Ubuntu 18.4. 

Importante salientar que o out-gridview só irá funcionar se houver interface gráfica na estação onde está sendo utilizada.

Esperamos que este post seja útil para você!

Abraço, #equipecrespidb

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?