Clicky

Fale Conosco

Converse com nossos especialistas e descubra como transformar seus dados em informações seguras, disponíveis e acessíveis.

Endereço

Rua Angelo Antonello, 93 – Sala 62, Centro – Farroupilha/RS – CEP: 95170-492

Contato Comercial

Email: contato@cdbdatasolutions.com.br
Telefone: (54) 3401-1471

“O que podemos fazer no Power BI?”

  • Por Paula Ferreira e Luciano Gambato
  • 05/03/2021
  • 428 Visualizações

Olá pessoal!
Neste post vamos entender o que é o Power BI e o que ele pode nos proporcionar.

O Power BI é um serviço da Microsoft, lançado em 2015 para o público em geral, que fornece visualizações e recursos de inteligência de negócios simples para que o usuário final possa criar seus próprios relatórios (self-service BI). Com ele, podemos realizar a importação de dados de mais de 70 tipos de fontes diferentes, dentre elas arquivos de texto, planilhas, websites e bancos de dados.

É possível também realizar todo tratamento e modelagem dos dados, criar relacionamentos entre tabelas, medidas complexas para que possam ser utilizadas em indicadores, além de dashboards interativos e com dados em real time.
Porém, apesar de consultar diversas fontes de dados, é muito importante que a sua organização utilize um repositório centralizado, conhecido popularmente por DW ou Data Warehouse. Nele, é feito todo o saneamento dos dados e a aplicação das suas respectivas regras de negócio, assim evitamos que o Power BI faça consultas diretamente nos bancos de dados relacionais, causando bloqueios e lentidão.

Ele tem por padrão 25 visuais que podem ser utilizados nos relatórios e dashboards, mas permite que os usuários criem e importem seus próprios modelos, também é possível utilizar os modelos prontos disponíveis na galeria online de visuais. Dessa forma, o Power BI é ideal para criação de relatórios analíticos, pois permite que os utilizadores dos relatórios explorem os dados e descubram relações e padrões.

Uma das características de extrema importância, é a possibilidade de configurar a segurança em nível de linha (RLS), permitindo o controle de cada usuário, onde é possível controlar quais dashboards e quais são as informações de cada dashboard que podem ser visualizadas por cada usuário. Dessa forma, oferecendo segurança no compartilhamento de relatórios na web.

Se você for um usuário individual, pode utilizar a conta Free para criar seus relatórios, pois ela permite que você use todas as funcionalidades do Power BI, restringindo apenas o compartilhamento dos relatórios com outros usuários no serviço do Power BI.

Se você está pensando em implementar o Power BI em sua organização, você tem como opções as contas Pro ou o licenciamento Premium, dependendo de sua necessidade. Você pode conferir os valores e as funcionalidades disponíveis no Preminum e nas contas Pro através do link: https://powerbi.microsoft.com/en-us/pricing/.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou curiosidade sobre o Power BI, consulte a documentação completa e veja todas as possibilidades deste serviço através do link: https://docs.microsoft.com/en-us/power-bi/.

Esperamos que este post seja útil para você!
Ficou com dúvida? Entre em contato conosco. 🙂

Abrir bate-papo
Olá! Somos especialistas em Infraestrutura e Inteligência de Dados.
Como podemos ajudá-lo?